Vida e Obra de Bispo Roberto Malate

Roberto Malate, é um bispo pentecostal, nascido a 18 de Agosto de 1975, no distrito de Massinga, província de Inhambane, em Moçambique, filho de pais camponeses.

Durante a sua infância falava de mistérios e os seus pais o admiravam, pois ele previa coisas e as mesmas aconteciam. Ingressou com 7 anos na primeira classe, altura em que relata que a sua mãe o ofereceu uma bíblia. Este presente marca então o início da sua conversão.

Em 1999, com 24 anos, converteu-se em uma igreja brasileira denominada Igreja Pentecostal Deus é Amor, sob a orientação do seu mentor David Miranda. Foi ali levantado como pastor e começou a servir.

Na década de 2000, foi levado como líder à cidade da Beira, e na mesma altura, liderava também uma igreja na cidade de Chimoio. Volvido 1 ano, ainda na cidade da Beira, o Senhor Jesus revelou ao Bispo que ele tinha uma grande obra e um chamado para servir, mas esta revelação não foi imediatamente entendida pelo Bispo. Passado algum tempo, o Senhor Jesus voltou a falar profundamente com o Bispo, instruindo-o a fundar um Ministério, instrução esta que não foi recebida de bom grado pelo Bispo, visto que ele se sentia muito bem no Ministério onde servia. Assim, o Bispo continuou a resistir ao chamado da parte de Deus.

Continuando a orar ao Senhor, voltou Deus a falar com bispo Em 2003 de uma forma mas específica falando o nome da igreja, dá exemplo dos apóstolos que resistiam a vontade de Deus que era a de expandir o evangelho não só em Jerusalém, Bispo também queria contrariar a vontade de Deus, obrigando o Senhor a usar de  circunstâncias menos agradáveis para que finalmente fosse ouvido, criou assim Deus, fazendo com que acontecesse uma confusão na igreja onde estava, confusão essa que culminou com o seu afastamento do então Ministério onde servia para um outro. Na sua mente ele pensou que estava a ser rejeitado e nesse percurso não teve para onde ir e foi acolhido por um casal da igreja onde se hospedou durante um ano. Em 2004 foi lhe oferecida uma casa ainda na cidade da Beira onde começou o Ministério Pentecostal Revelação Divina, na altura chamava-se Ministério Pentecostal Jesus Cristo é Salvador.

Ministérios Fundados

  • A Igreja na Beira, inicialmente chamada Ministério Pentecostal Jesus Cristo é Salvador começou com 3 membros e expandiu até 30 membros;
  • Em Maputo, o Ministério Pentecostal Revelação Divina inicialmente localizado na Matola – Fomento começou 2 membros, e se estendeu o número para 80 crentes. 
  • A atual sede tinha no inicio 8 membros, e em menos de 30 dias o número subiu para 16 pessoas. Subsequentemente o número de crentes subiu para 25 e actualmente estão acima 10 000 fiéis;
  • Em 2023, assumiu-se uma paróquia virtual de cultos diários, também conhecida como plataforma com uma partipação média de 200 pessoas por dia, sendo que algumas famílias partilham o mesmo dispositivo culminando em 500 participantes  num mesmo culto.

Desafios Ministeriais

  • Rejeição da parte da família, tanto da família da esposa como da sua própria família;
  • Rejeição por parte dos seus Pais espirituais do Ministério Deus é Amor, onde ficou desamparado, sem ajuda alguma, aprendendo a ser muito solitário e a lutar sozinho apenas como sua Mãe, como Pai, Irmão, como único familiar que lhe amava;
  • Passou fome, dormiu na rua, dormiu no Hospital Central de Maputo, onde usava os bancos do hospital como cama;
  • Passou perseguição de morte, tendo chegado a pensar que a sua vida não fazia nenhum sentido;
  • Pensou em desistir de tanto ficar doente pediu a morte pois não tinha ninguém que o apoiasse mas ele não acreditava numa vida fora da igreja. Nessa tribulação a Deus levou o seu servo numa visão onde ele via o mundo a sucumbir, pessoas acorrentadas, sofrendo, gritando e clamando por socorro e uma voz lhe dizia o seguinte: ″Meu filho, se eu te levar conforme pedis, quem salvará essas pessoas da opressão que te revelei?” Despertou, de imediato e mudou a sua oração e ficou fortalecido.

Versículos que Motivaram o Bispo na sua Caminhada

  

Maior Alegria do Bispo

  • Alguém nascer de novo;
  • Pecador ser transformado;
  • Pessoas serem batizadas pelo Espírito santo.

Maior Virtude do Bispo O Amor à Deus e ao Próximo

O Bispo demonstra sempre sua preocupação, amor e cuidado quando fala dos jovens, por não ser fácil converter um jovem, mas o amor converte. Dos vários planos que o Bispo tem para a igreja, um deles é construir um centro de acolhimento e recuperação de jovens onde eles terão acompanhamento e preparação para serem reintegrados na sociedade, com o físico, emocional, espirito e carácter fortalecidos. É uma missão que o Bispo não delega, quer cumprir de forma personalizada para garantir e ter certeza de que o resultado seja igual ao seu propósito.